O jogo de truques Wizard usa um baralho de sessenta cartas que consiste no baralho tradicional de 52 cartas (1-13 em quatro naipes) junto com quatro Wizards (alto) e quatro Jesters (baixo).
Os jogadores competem em várias rodadas com base no número de jogadores, e quem terminar com a maior pontuação vence. Em cada rodada, os jogadores recebem uma mão de cartas — uma carta na primeira rodada, duas cartas na segunda, três na terceira, etc. — então o trunfo é determinado virando a carta do topo do baralho não distribuído; se um naipe for revelado, esse naipe é trunfo, enquanto se um Mago ou um Bobo da Corte (ou nenhuma carta na rodada final) for revelado, então a rodada não tem trunfo. Os jogadores então declaram quantas vazas eles esperam ganhar na rodada.
O jogo e a vitória das vazas usam principalmente regras de vazas padrão. Se um jogador lidera uma carta do mesmo naipe, todos os outros jogadores devem seguir o naipe, se possível. Se um jogador lidera um Jester, o segundo jogador determina o naipe liderado. Se um jogador lidera um Wizard, os que seguem podem jogar o que quiserem. No entanto, em todos os casos, um jogador sempre pode jogar um Wizard ou Jester, mesmo que tenha cartas do naipe liderado.
Depois que cada jogador tiver jogado uma carta, determine o vencedor da vaza da seguinte forma: Se um ou mais Wizards foram jogados, o jogador do primeiro Wizard vence a vaza, coleta as cartas e lidera para a próxima vaza. Se não, quem jogou o trunfo mais alto vence a vaza. Se não, quem jogou a carta mais alta do naipe liderado vence a vaza. Se todos os jogadores jogaram Jesters, quem jogou o primeiro Jester vence.
Depois que todas as vazas foram jogadas, os jogadores contam sua pontuação para a rodada. Se um jogador igualou seu lance, ganhando exatamente a mesma quantidade de vazas declarada no início da rodada, ele marca 20 pontos, mais 10 pontos para cada vaza feita. Se um jogador perdeu seu lance, ele perde 10 pontos para cada vaza que errou, quer tenha feito mais ou menos do que o previsto.
Uma variante comum no Wizard é não permitir que o número total de vazas oferecidas em uma rodada corresponda ao número da rodada, forçando assim (pelo menos) um jogador a sair de cada rodada.
Wizard: A 20ª edição do Jubileu é uma edição especial do Wizard que inclui seis cartas que não estão presentes no jogo normal, incluindo uma única carta de dragão que derrota um Wizard, uma carta de Malabarista de quatro cores 7-1/2 e uma carta de bomba que anula os lances da rodada, com os jogadores marcando pontos com base no número total de vazas que realizam.