No mundo de RoboTroc , cientistas loucos competem para construir os robôs mais poderosos possíveis a partir de peças de reposição recuperadas. Naturalmente, você não gostaria de estragar seu disfarce quebrando leis ambientais, então todos vocês estarão vasculhando componentes no ferro-velho.
Para preparar o jogo, embaralhe as 45 cartas e coloque-as em uma grade de 9x5; cada jogador pega uma carta de personagem. O primeiro jogador pega uma carta do perímetro da grade e coloca sua carta de personagem em seu lugar. Cada outro jogador na ordem do turno faz o mesmo e, em seguida, a ordem de jogo se inverte para o restante da fase de coleta, com os jogadores movendo suas cartas de personagem para espaços adjacentes (que incluem diagonais) para reivindicar cartas. Pare em um espaço vazio e você não ganha nada - mas ainda está ativo na rodada. Depois que todas as cartas forem reivindicadas, a rodada termina.
Os jogadores então têm a habilidade de roubar cartas dos oponentes (ou proteger cartas que eles precisam) com base no número de armas que eles coletaram. Cada jogador pode primeiro proteger quatro cartas, no entanto, então nem tudo está em jogo. Os jogadores então montam um robô com cabeça, corpo e pernas, junto com uma arma e qualquer número de cartas bônus. Cada robô vale a soma de suas partes, junto com quaisquer bônus aplicáveis; cada robô adicional que um jogador pode construir vale dez pontos, não importa o valor de suas partes. O jogador com a maior pontuação vence!