Mah-Jongg (chinês 麻將/麻将Májiàng [jogo do] pardal) é um jogo tradicional chinês que usa peças ilustradas, com similaridades de jogabilidade com rummy. É um jogo de apostas popular, mas apostar valores reais não é de forma alguma necessário para se divertir jogando.
As peças consistem em três naipes numerados de 1 a 9 (Pontos, Números ou Personagens e Bambu, cujo "Ás" quase sempre parece um pássaro), três dragões diferentes (Vermelho, Verde e Branco [o branco é incomum, pois pode parecer um dragão prateado, ou uma moldura de quadro, ou branco - pense em "Dragão branco em uma tempestade de neve") e os quatro ventos (leste, sul, oeste e norte). Há quatro cópias de cada peça. Isso totaliza 136 peças. Além disso, peças especiais de Flor, Estação e Coringa (versão americana) também podem ser usadas.
Quatro jogadores se revezam tirando de um estoque (a parede), ou dos descartes dos outros jogadores, em uma tentativa de formar conjuntos de sequências numéricas (por exemplo, 5-6-7 do mesmo naipe, que só pode ser tirado do jogador à sua esquerda, dizendo "Chow"), trigêmeos e quádruplos (que podem ser tirados dos descartes fora da vez, dizendo "Pung"), pares e outros padrões. "Pung" tem precedência sobre "Chow", e "Mah Jongg" tem precedência sobre todos (e é a única situação em que se pode tirar "Chow" fora da vez). O que acontece se um único descarte der a dois (ou mais!) jogadores "Mah Jongg"? A precedência vai para o jogador que jogaria a seguir na sequência normal.
Originário da China em meados do século XIX, foi introduzido nos EUA na década de 1920. Agora é jogado em diferentes formas por toda a Ásia, Europa, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Embora as regras para o jogo sejam bastante constantes, há uma imensa variedade de esquemas de pontuação. Algumas categorias gerais de conjuntos de regras incluem: Clássico Chinês, Estilo Antigo de Hong Kong, Japonês, Taiwanês, Ocidental e Americano.