Em Haru Ichiban, ou "O Vento da Primavera", dois jardineiros aprendizes competem para usar esse vento a seu favor para criar padrões harmoniosos de suas flores nos nenúfares.
Cada jardineiro tem oito botões de flores numerados de 1 a 8, com três desses botões em mãos no início da rodada. Dezesseis lírios são colocados no lago 5x5, com um deles voltado para o lado escuro.
Cada jardineiro escolhe simultaneamente um botão revelado, com o jogador com o número menor se tornando o Pequeno Jardineiro e o outro se tornando o Grande Jardineiro. Em ordem:
O Pequeno Jardineiro coloca uma de suas flores coloridas na vitória-régia escura.
O Grande Jardineiro coloca uma de suas flores coloridas na vitória-régia de sua escolha.
O Pequeno Jardineiro move uma vitória-régia para um espaço adjacente, possivelmente movendo outras vitórias-régias ao mesmo tempo.
O Grande Jardineiro vira uma vitória-régia desocupada para o lado negro.
Cada jardineiro pega um novo botão.
Assim que um jardineiro cria um padrão específico com flores da sua cor, ele ganha pontos: 1 ponto para um quadrado 2x2, 2 pontos para uma linha horizontal ou vertical de quatro flores, 3 pontos para uma linha diagonal de quatro flores e 5 pontos para uma linha diagonal de quatro flores. pontos para uma fileira de cinco flores. Se o jardineiro tiver menos de cinco pontos, os jardineiros zeram o tabuleiro e iniciam uma nova rodada com três botões dos oito; se o jardineiro tiver cinco ou mais pontos, o jogo termina e ele ganha!