Criados pelos Mouros, os azulejos (inicialmente peças de cerâmica em azul e branco) tiveram total adesão pelos Portugueses quando seu rei Manuel I, em uma visita ao palácio de Alhambra no sul da Espanha, ficou fascinado pela perfeição deslumbrante da cerâmica mourisca. O rei, boquiaberto diante da beleza do interior de Alhambra, imediatamente ordenou que seu próprio palácio em Portugal tivesse as paredes decoradas com azulejos semelhantes.
Azul foi concebido pelo famoso e premiado game designer Michael Kiesling. O jogo captura a bela estética da arte moura num jogo de tabuleiro contemporâneo. De 2 a 4 jogadores competem como artesãos, decorando as paredes do Palácio Real de Evora. Escolhendo com cuidado a quantidade e estilo corretos de azulejos, os artesãos mais astutos planejam suas paredes para maximizar a beleza de seu trabalho (sem contar suas pontuações!), enquanto tentam garantir que nenhum recurso seja perdido no processo.
Lançado em 2018, Azul se tornou um dos jogos mais populares do ano, vencendo inclusive o maior prêmio de jogo do ano do mundo, o prestigiado Spiel des Jahres.